Dentista infantil e seu papel na saúde da criança
Diversas pessoas na sua fase adulta não destinam sua atenção para uma coisa muito importante, que é a sua saúde. Menos ainda para a saúde bucal, que se define como um aspecto de extrema importância para a manutenção da saúde como um todo. Sendo assim, esse cenário muda quando envolve uma criança. Pais, mães, tios, tias, professores e todas as pessoas que são responsáveis por uma vida, costumam tomar todos os cuidados necessários para que essa criança tenha uma vida plena. E um desses cuidados envolve a busca por um dentista infantil.
Apesar de todo cuidado que um adulto possa ter com a criança pela qual é responsável, muitos ainda não compreendem a real importância de um dentista infantil na vida da criança. Poucos sabem, mas a saúde bucal de uma criança pode começar já na barriga na mãe. Quando nascem, a criança já possui dentes, mas os mesmos estão escondidos pelas gengivas e só irão sair (ou rasgar, como costumam chamar esse processo) quando o bebê atingir um certo mês de vida.
Esse é um fato pouco conhecido pelas pessoas em geral. A maioria da população acredita que quando os dentes das crianças começam a aparecer significa que os mesmos estão nascendo, quando na verdade eles estão apenas crescendo e se mostrando, mas sempre estiveram por lá. Olhando através dessa ótica que se faz nova para muita gente, se uma pessoa possui dentes, ela precisa de cuidados com essa parte, da mesma forma uma criança. Se a mesma tem dentes significa que ela precisa de um dentista infantil para cuidar da sua saúde bucal.
Vale lembrar e destacar que focar na saúde bucal não é apenas deixar o sorriso branco, alinhado e bonito. Quando uma criança se consulta e começa os cuidados com um dentista infantil, não apenas os seus dentes estão sendo cuidados, mas a sua boca como um todo. Consultas odontológicas rotineiras e tratamentos da área dentária costumam abordar todas as partes da saúde bucal, como:
Gengiva;
Mandíbula;
Maxilar;
Céu da boca;
Língua;
Terminações nervosas.
Saúde bucal em dia é sinônimo de uma vida com qualidade e bem aproveitada. Por isso, quando os adultos darem início na sua trajetória para escolher o melhor dentista infantil para a criança sob os seus cuidados, é preciso cuidado redobrado. Muitos acreditam (e se enganam) que um dentista infantil não é necessário, uma vez que os dentes de leite das crianças, um dia, irão cair. Quando, na verdade, os hábitos de higiene dental devem começar o mais cedo possível, e esses hábitos incluem consultas rotineiras com um profissional da odontologia, da mesma forma que muitas pessoas o fazem com um clínico geral para checar se tudo está bem com a saúde.
Importância de não deixar o dentista infantil para depois
Assim como funciona com os adultos, funciona com as crianças também. A boca de uma pessoa, seja ela da idade que for, se não for bem cuidada, serve como porta de entrada para diversos vírus, bactérias, cáries, infecções e doenças que podem atingir diversas partes do corpo. Por essa razão, nunca é cedo demais, e nem algo descartável, buscar por um dentista infantil. E avaliando essas possibilidades de prejuízos para a saúde, a situação de uma criança pode ser ainda mais agravante. Isso porque muitos desses problemas que são passíveis de serem contraídas através da boca podem resultar em sequelas futuras, já que a criança ainda está com seu corpo em formação.
Outro fator de muita importância que pode beneficiar o crescimento saudável da criança, quando a mesma é encaminhada a um dentista infantil mais cedo, é o fato da possibilidade de corrigir um problema (caso tenha) o mais cedo possível. Esse é o caso de tratamentos ortodônticos, por exemplo, quanto mais cedo uma criança ir a um dentista infantil, identificar o problema e se for encaminhada para um ortodontista (dentista especializado em ortodontia), mais cedo ela fará um tratamento e sua mordida será corrigida.
Levando as coisas por esse ponto de vista, de quanto mais cedo melhor, é importante lembrar aos adultos responsáveis por crianças que bons hábitos, costumes e cuidados começam nos primeiros passos das crianças. Se as mesmas são habituadas desde pequenas a visitar um dentista infantil, ela vai crescer consciente da importância desse serviço na sua vida. Além disso, ir a um dentista infantil desde cedo acarreta benefícios como:
Prevenção correta em relação a doenças bucais;
A criança aprende desde cedo a forma certa de fazer sua higiene bucal;
Possui uma boa qualidade de vida;
Tanto os pais e responsáveis quanto as crianças aos seus cuidados, por estarem habituadas a ir a um dentista infantil e observar sempre os dentes, saberão identificar quando há algo errado.
Sendo assim, vale relembrar que todas essas vantagens só são possíveis se o dentista infantil escolhido por um de confiança, competente e de qualidade. Caso um atendimento ruim e de baixa qualidade seja realizado, uma criança pode não ter os cuidados básicos necessários com a saúde bucal, o que pode acarretar em prejuízos para sua saúde. Por isso, na hora de buscar pelo dentista infantil mais adequado, os adultos interessados nesses serviços para seus filhos, netos, sobrinhos ou qualquer criança sob sua responsabilidade, deve pesquisar com atenção.
Pesquisar com atenção não significa passar meses e meses pesquisando. O mais indicado é procurar por recomendações de outros pais que confiem em algum dentista infantil. Da mesma forma que o atendimento mais barato nem sempre é o mais compensatório, o mais caro também não é garantia de qualidade de primeiro mundo. Conferir avaliações de colegas, profissionais, em redes sociais e páginas no Google, são boas opções. Além disso, os adultos devem sempre verificar se o dentista infantil que fará o atendimento possui registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado no qual desempenha sua profissão, se o mesmo trabalha em um ambiente apto para consultas e tratamentos do ramo odontológico, se é bem localizado, se é um ambiente higienizado e preparado para fazer procedimentos dentários em uma criança.
Qual o diferencial de um dentista infantil
Inúmeras pessoas que têm a orientação de levar seu filho a um dentista infantil se perguntam qual a diferença. Ficam em dúvida se é mesmo preciso levar a criança até especificamente um dentista infantil, ou se pode simplesmente levá-lo em qualquer um, ou até mesmo no que faz o atendimento rotineiro de toda família. Mas como já foi citado anteriormente, o papel do dentista na fase da infância e formação da criança foca na prevenção e combate de problemas que poderiam se tornar piores caso não fossem tratados o quanto antes.
O dentista infantil acaba se tornando um diferencial, também, por conta do tratamento que o mesmo tem com os pequenos. Como os dentes das crianças ainda são de leite, e não só sua boca está em formação, mas todo seu corpo também. Por isso, um dentista que atende crianças precisa ter mais cautelas e mais delicadeza para lidar com a fragilidade dos dentes, pequenez da boca e formação de arcada dentária e tudo que envolve a saúde bucal infantil.
Uma coisa que muita gente não se atenta (até porque nunca teve que lidar com uma criança) são as técnicas que pais, professores, médicos e também o dentista infantil, precisam dominar para conseguir a atenção da criança. Fazer atendimento com crianças pode se tornar algo complicado, uma vez que elas não têm a mesma consciência das coisas da mesma forma que jovens e adultos. Os pequenos se distraem fácil, costumam ficar inquietos e muitos até choram com medo do procedimento odontológico. Por isso, ter um dentista infantil, que sabe como manter uma criança na cadeira o tempo que precisar, é fundamental.
Mais do que tudo que foi citado anteriormente, um dentista infantil possui um diferencial no conhecimento que possui com seu trabalho apenas com crianças. Há problemas bucais que aparecem com mais frequência em crianças, como é o caso de:
Cáries;
Cáries de mamadeira;
Placas bacterianas (que podem causar gengivite e periodontite);
Fluorese (manchas causadas por excesso de flúor proveniente de cremes dentais);
Candidíase Pseudomembranosa (o famoso sapinho);
Halitose (problema que afeta quase metade de toda população brasileira);
Perda dental precoce (quando os dentes de leite da criança não são bem cuidados e acabam caindo antes da hora).
Para que todos esses problemas sejam resolvidos e evitados da melhor forma, um dentista infantil é mais do que apropriado. Quando os adultos forem procurar pelo melhor profissional para cuidar da saúde bucal das suas crianças, o termo pelo qual ele vai encontrar esse dentista é pelo nome de odontopediatra. E, claro, sempre conferir e se certificar que o mesmo tenha registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Dentista infantil nas escolas
É completamente comum que escolas públicas estaduais, municipais e particulares ofereçam acompanhamento com dentista infantil. E isso é uma coisa que, caso a escola tenha, é preciso ser valorizada e utilizada, pois é na escola onde a criança passa grande parte do seu dia, cria hábitos e cultiva costumes. O dentista infantil nas escolas não age muito como o profissional que faz tratamentos mais delicados e que exigem equipamentos específicos, ele faz atividades que incluem:
Prevenção;
Diagnóstico;
Ensina como a higiene bucal deve ser feita diariamente;
Faz aplicação de flúor;
Informa sobre doenças bucais.
Apesar do trabalho do dentista infantil nas escolas possuir grande importância na formação dos pequenos, ele deve ser visto como um reforço do que a criança deveria estar aprendendo em casa. É sempre bom lembrar e destacar que a escola tem o papel de formar academicamente uma pessoa, os bons costumes e caráter deveria vir de casa. Por isso, espera-se que uma criança já saiba escovar o seu dente, na escola a atividade é reforçada e apenas oferece consultoria e ensinamento de técnicas que melhorem o processo.
Adultos responsáveis aliados ao dentista infantil
Fazer uma criança ter hábitos ou até mesmo gostar de se consultar com um dentista infantil é uma tarefa muito difícil para todos os pais, professores, tios, avós e tutores. No entanto, para que a criança tome consciência da importância do serviço desse profissional é essencial que ele tenha orientação, e o principal, que a criança tenha exemplo. Mas não adianta uma pessoa incentivar a criança sob sua responsabilidade ir a um dentista infantil caso a pessoa mesmo não faz consultas regulares, não ensina a criança a fazer uma higiene bucal completa e nem mostra o quão importante essa questão é para a vida do menor.
Antes dos pais levarem seus filhos a um dentista infantil os cuidados com a saúde bucal devem ser iniciados em casa. Como já foi citado anteriormente, os dentes de uma criança devem ser cuidados mesmo quando ainda estão escondidos nas gengivas. Isso mesmo. Quando bebê, a criança deve ter suas gengivas higienizadas com um pano úmido após suas refeições. A limpeza deve ser feitas com um pano macio e com movimentos circulares e leves, para que não cause um ferimento da gengiva do bebê.
Quando a criança tiver com um pouco mais de idade e já com todos os dentes de leite a mostra, antes de levar o pequeno para se consultar com um dentista infantil, o mesmo já deve estar habituado com a escovação diária (pelo menos de duas a três vezes ao dia) e deve, também, já começar a ser introduzido ao uso diário do fio dental. No entanto, o dentista infantil irá indicar o melhor tipo de escova e ensinará de que modo o fio dental deve ser passado. Esses cuidados são necessários uma vez que os dentes de leite são mais delicados, e se o fio dental for utilizado de forma incorreta pode machucar a gengiva da criança.
Somado a esses cuidados, mesmo sem a recomendação do dentista infantil, os adultos que têm crianças sob sua responsabilidade podem tomar algumas iniciativas e criar alguns hábitos em seus filhos, sobrinhos, netos ou alunos. Hábitos como, por exemplo, sempre que possível levar uma escova de dente na bolsa. Ou até mesmo o hábito de fazer um bochecho com água após alguma refeição feita longe de casa (e sem acesso fácil a uma escova de dentes). Além disso, quase todo profissional que é um dentista infantil recomenda com os adultos façam sua higiene bucal diária junto com a criança. Isso ensina o pequeno a fazê-lo da forma correta e acaba proporcionando um bom momento para as memórias do futuro adulto para que ele faça o mesmo quando tiver crianças sob sua responsabilidade.
Outra grande ajuda que pais e responsáveis podem dar ao trabalho do dentista infantil é o incentivo e promoção de uma alimentação balanceada e uma vida com práticas de exercícios na rotina das crianças. Isso é muito importante, pois diversos problemas que surgem no âmbito da saúde bucal são provenientes de uma má alimentação, estresse, vida sedentária e fatores que podem ser prevenidos em casa. Ainda mais pelo fato de que as crianças têm ficado estressadas cada vez mais cedo. Por isso, é preciso que a criança tenha uma alimentação que não contenha açúcar em excesso e nem alimentos que são facilitadores para cáries e outras infecções.
Esses hábitos mais saudáveis, também, não devem ser vistos apenas como uma ajuda no tratamento que um dentista infantil irá recomendar. Tais práticas mais saudáveis serão benéficas para o futuro dos pequenos, tanto na promoção da saúde, quanto na qualidade de vida desse futuro adulto. Alimentação em dia e uma vida mais ativa resulta em órgãos saudáveis, uma vida longa e feliz.
Quanto custa um bom dentista infantil?
Bom assim como todos os produtos e serviços que as pessoas costumam adquirir, a pesquisa é fundamental para que o indivíduo não seja levado ao prejuízo por um produto que não atende a todas as suas necessidades. Com a procura por um dentista infantil de qualidade é a mesma coisa, e ainda com uma dica a mais, para saber quanto custa o serviço de um dentista infantil, é preciso entender a importância da sua função.
A saúde bucal de uma criança deve começar já na barriga da mãe, como foi citado anteriormente. É recomendável que a gestante procure um odontopediatra para pedir recomendações de como cuidar da higiene bucal assim que o bebê nasce. Por isso, o trabalho de um dentista infantil já começa antes mesmo da criança vir ao mundo, ou seja, o profissional age mais na prevenção, o que evita com que futuramente essa criança tenha alguns problemas com a saúde bucal e os pais tenham mais gastos e dor de cabeça. Vale lembrar que o trabalho desse profissional consiste, basicamente em:
Orientação e conscientização da mulher grávida em relação aos cuidados com a saúde bucal do bebê que está para chegar;
Monitoramento e observação cuidadosa dos primeiros dentinhos aparentes da criança;
Acompanhamento e monitoramento da queda dos dentes de leite do pequeno;
Acompanhamento e cuidados com o nascimento e evolução dos dentes definitivos;
Trabalho de controle e prevenção de possíveis problemas bucais infantis, como é o caso de restaurações em dentes com cáries, aplicações de flúor e selante.
Olhando todo esse cenário e toda a importância do trabalho de um dentista infantil a pergunta que uma pessoa interessada nesse serviço não deve ser “quanto custa um dentista infantil para o meu bolso?” e sim “quanto custa um dentista infantil para a saúde e qualidade de vida da minha família?”. Já está mais do que comprovado, que ter um odontopediatra a disposição das crianças é caracterizado como um investimento de curto, médio e longo prazo. E os lucros deste investimento não se limita apenas à criança em questão, mas também a toda sua família e, mais ainda, também para a futura família dessa criança que irá crescer, se tornar um adulto consciente da importância da saúde bucal, e quando constituir sua família irá buscar, também, para seus filhos um dentista infantil.
Mesmo com todas essas vantagens e benefícios para a vida da criança e dos pais, ainda há muitos impedimentos financeiros que barram a contratação do serviço de um bom dentista infantil. Uma boa saída para a pessoa interessada nesse atendimento para seu filho é a contratação de plano de saúde ou seguro de saúde. É bastante comum que um convênio de saúde venha incluso o dentista, e muitas vezes o dentista infantil também. E como a saúde é coisa séria, para muitas pessoas vale mais a pena investir um pouco mais em um plano de saúde completo para que o trabalho do dentista infantil esteja alinhado com outros profissionais da saúde que atendem as crianças.
Pode acontecer de, mesmo com todas as economias e planejamentos, as pessoas interessadas em um dentista infantil para as crianças sob sua responsabilidade não consigam ser capazes de arcar com um plano ou seguro de saúde dentário. Nesse caso, o dentista infantil particular se mostra como uma saída. Através de pesquisas, indicações e bastante conversa com esses profissionais e conhecidos que atestam a qualidade do dentista infantil, pode ser possível que o consumidor chegue em um acordo que seja benéfico para o seu bolso, não prejudique a qualidade do serviço do odontopediatra e atenda a todas as necessidades de saúde bucal da criança.
Dentista infantil e a importância do seu trabalho além da odontologia
Hoje em dia, com as diversas inovações tecnológicas na área da saúde, proveniente de muita pesquisa, a saúde de um paciente está começando a ser tratada de forma integrada. Antigamente, uma pessoa que ia ao cardiologista poderia demorar muito tempo até que o médico constatasse que o problema poderia ser psiquiátrico, por exemplo. Por isso, as visitas frequentes ao dentista infantil é de extrema importância para a qualidade de vida da criança.
Além de cuidar da manutenção, prevenção e procedimentos específicos para a saúde bucal, o dentista infantil pode ser o profissional que vai identificar um possível problema em outra área da saúde. E sendo o odontopediatra um bom profissional, com conhecidos formados e competentes, caso a criança tenha um problema que ultrapassada a área odontológica, o dentista infantil a encaminhará para o médico com a competência adequada para tratar o pequeno.