Porque é necessário levar a criança a um consultório odontopediatria?
A saúde bucal é algo muito importante, pois é algo que levamos conosco pelo resto da vida. E é por essa razão que os cuidados com a saúde bucal devem ser realizados desde o nascimento dos bebês. Para isso, os pais podem procurar um profissional no consultório odontopediatria. No entanto, essa atenção não é algo que está entranhado na nossa cultura, pois por conta dos dentes de leite, que são conhecidos entre os especialistas como dentes temporários, muitos pais não têm o costume de cuidar bem deles.
No entanto, essa questão pode afetar muito saúde bucal das crianças e isso pode trazer gastos a mais para os pais. As consultas no consultório odontopediatria devem ser realizada deste o surgimento dos primeiros dentes de leite, que nascem a partir dos seis ou sete meses de vida da criança.
Através de consultas no consultório odontopediatria, os pais terão acesso a diversos tipos de informações, como, por exemplo, qual é a alimentação mais indicada para fortalecer a saúde dos dentes e da criança como um todo, quais são os instrumentos indicados para realizar uma boa higiene bucal nos pequenos e como é possível evitar problemas de saúde bucal futuros.
É importante frisar que, assim como a vida adulta, as consultas no consultório odontopediatria devem ocorrer de seis em seis meses no mínimo. Também, os pais precisam fazer a higiene bucal dentro de casa, pois só ir as consultas não é de total eficácia.
As cáries são comuns nas crianças?
Essa é uma questão que vem se tornando cada vez mais comum na área de odontologia. As cáries é um dos problemas mais comuns no geral quando se trata de saúde bucal e ela pode surgir por diversas razões, principalmente por conta da má higiene bucal. Ainda, existem alguns hábitos feitos pelos pais que reforçam o surgimento dela.
Dois exemplos disto é quando os pais alimentam a criança e depois não limpam os dentes de maneira adequada, ou ainda quando adoçam a chupeta e deixam que a criança durma com as bactérias na boca. Os pais precisam ficar atentos também em casos de:
- Quando os dentes estão com a aparência mais escura ou amarronzada;
- Quando o bebê chora ao comer os alimentos ou ao escovar os dentes;
- Quando os dentes estão nascendo tortos ou afastados um do outro;
- Quando os dentes estão amolecidos antes do tempo correto;
- Sangramento na boca da criança ou sensibilidade ao tocar os dentes.