O impacto da clínica dentária infantil na saúde da criança
A saúde bucal é algo muito importante e uma coisa que vai nos acompanhar pelo resto da vida. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que o hábito de cuidar bem dos dentes deve ocorrer desde o nascimento da criança. Todos sabem que as crianças nascem sem dentes e, posteriormente, crescem os dentes de leite. Conhecido como dentes temporários, esses dentes tem a função de preparar a boca para os dentes permanentes. Por eles acompanharem as crianças até a idade dos sete anos, muitos pais não cuidam deles da maneira que deveria. Mas esse tipo de ação é muito errada e pode afetar diretamente na saúde bucal das crianças.
Muitos profissionais na área de odontologia recomendam que as consultas na clínica dentária infantil ocorram a partir do nascimento dos primeiros dentes de leite, ou seja, a partir dos 6 ou 7 meses de vida da criança. É através das visitas na clínica dentária infantil que o profissional na área de odontologia saberá orientar e dar informações aos pais sobre essa fase da vida.
Entre o auxílio promovido pela clínica dentária infantil estão o tipo de alimentação mais saudável para a criança, como é possível fortalecer a saúde dos dentes, quais são os instrumentos de limpeza bucal que são indicados para essa idade e como é possível evitar problemas de saúde bucal comuns. Inclusive, as consultas na clínica dentária infantil devem ocorrer no mínimo de 6 e m 6 meses.
Quais são os problemas de saúde bucal mais comuns na infância?
Por mais estranho que possa parecer, a cárie é um dos problemas mais comuns na infância. A cárie, é uma forma de deterioração do dente que ocorre por diversas razões, mas a mais comum delas é a má higiene bucal. E alguns pais têm alguns hábitos que reforçam e estimulam o surgimento da cárie na boca das crianças.
Além de dar muitos doces para as crianças comer, a cárie pode surgir quando os pais alimentam a criança a não limpam os dentes após o ato, ou ainda quando adoçam a chupeta para que a criança pegue no sono mais rápido e não limpam a boca depois. Esses hábitos inofensivos acabam prejudicando muito a saúde bucal das crianças e, por isso, os pais devem ficar atento. Não só isso, os pais devem buscar a ajuda de uma clínica dentária infantil quando:
- Há sangramento na boca da criança;
- A gengiva está sensível ao toque;
- Os dentes estão amolecidos antes do tempo;
- Os dentes estão com manchas escuras;
- Dentes muitos tortos ou nascendo afastados um do outro;
- Dentes nascendo por cima um do outro.
Qual é a melhor maneira de se cuidar dos dentes na clínica dental infantil?
Os especialistas recomendam que a limpeza antes dos dentes de leite nascerem deva ser realizada com uma gaze. Com muita leveza nas mãos, as regiões da bochecha, gengiva e língua devem ser limpas pelo menos duas vezes ao dia. Após o nascimento dos dentes de leite, é recomendável que as escovações sejam feitas depois de todas as refeições e antes de dormir. Consulte o seu médico e marque uma consulta.